Proteção Perimetral: IA no seu CFTV
Um dos fatores mais importantes na segurança de um ambiente é a proteção perimetral, ela é a primeira camada que impede que uma intrusão aconteça. Há diversos sistemas que são utilizados hoje para isso, tais como cercas elétricas, câmeras, radares, cabo microfônico, entre outros. Nesse artigo vamos falar sobre uma tecnologia que tem sido muito utilizada devido ao avanço da inteligência artificial aliada com o alto desempenho dos hardwares fabricados.
A cerca virtual não é nenhuma novidade no mercado de CFTV (Como mostramos aqui). A partir de uma imagem gerada por uma câmera, é possível criar uma linha virtual, definir o sentido de passagem, períodos de ativação e, assim que alguém passar por essa linha, um alarme é disparado na central de monitoramento.
Por muito tempo esse analítico foi utilizado com princípios baseados em movimentação de pixels. Dessa forma, quaisquer mudanças na imagem que acontecesse de um lado para o outro da linha, sejam através da iluminação, folhas, animais, entre outros fatores, podiam gerar um alarme falso, o que acaba tirando a credibilidade do sistema. Pensando nisso, a Hikvision trouxe para o mercado a tecnologia Acusense (modelos DS-2CD2T26G1-2/4L, DS-2CD2T46G1-2/4L, DS-2CD2043G2-I, DS-2CD2643G2-IZS), baseado em um algoritmo avançado Deep Learning, que é capaz de entender diferentes objetos e pessoas dentro da imagem a partir dos seus formatos.
Com essa nova tecnologia, conseguimos resolver questões de alarmes falsos e detectar de fato quando uma pessoa está se aproximando ou invadindo o perímetro. Mas o que adianta a detecção sem um bom plano de ação? As câmeras Acusense com Strobe Light da Hikvision (DS-2CD2T26G2-ISU/SL, DS-2CD2T46G2-ISU/SL) possuem incorporado um strobo audiovisual que dispara em caso de ativação do alarme, fazendo com que o intruso se sinta coagido e regrida no ato. Existem até modelos de alto-falantes IP da Hikvision, modelo DS-PA0103-B, que também pode ser usado para que o operador da central de monitoramento “converse” com o intruso na intenção de evitar a ocorrência.
Um terceiro fator que é muito importante dentro desse sistema é o software. Sem uma boa ferramenta para gestão desses eventos, a efetividade do projeto acaba não sendo a mesma. O Hikcentral e o IVMS 4200 da Hikvision, além de gerarem o evento para tratamento do mesmo pelo operador, indicam onde esse evento aconteceu através do mapa sinótico, permitindo um ágil entendimento da ocorrência e melhor plano de ação.
Seguindo essa lógica, entendemos que para desenvolver um bom projeto de proteção perimetral com detecção de cruzamento de linha no CFTV, devemos utilizar modelos que possuem algoritmo humano, tais como a linha Acusense da Hikvision, e para conseguir ainda mais efetividade, sugerimos utilizar um strobo áudio visual integrado ou até mesmo um alto-falante IP em conjunto com um bom software como o Hikcentral da Hikvision que proporcionará um mapa sinótico poderoso, agregando valor ao projeto.
O Empório da Segurança é distribuidor oficial da Hikvision e possui equipe especializada em sistemas de proteção perimetral para auxiliar no desenvolvimento de cada projeto com suas particularidades.
Para obter nosso apoio, basta enviar um e-mail para mailto:[email protected]?subject=Proteção perimetral solicitando o auxílio ou entrar em contato por telefone e WhatsApp.
(19) 33072458
Whatsapp (19) 984565927
Até a próxima!