Switches Hikvision: ligue câmeras em gravadores
Quando você está diante de um projeto onde se tem uma quantidade considerável de câmeras a serem instaladas, a principal questão a ser resolvida é “como ligar todas essas câmeras?”.
Um instalador convenciaonal irá se convencer de que instalar tomadas localmente nas câmeras é a solução mais imediata e lógica. Por um lado está certo, porém: que “segurança” dá uma câmera onde a fonte de alimentação está embaixo dela?
Ou no pior dos casos, em um ponto cego dela?
E ainda se tem o custo não visível nesse tipo de instalação, pois seria necessário levar um par de fios elétricos até essa câmera usando um tubo condutor (isso quando ele instala em um tubo condutor) e embutir na parede uma caixa de tomada (isso quando ele faz esse serviço também).
Agora imagina o custo que seria instalar 32, 64 ou 128 câmeras dessa forma. Seriam necessários muitos rolos de fios de cobre para levar energia a essas câmeras, aumentando mais o custo dessa instalação.
Por isso, sempre aconselhamos a utilização de um Switch PoE nesses casos, pois através do cabo de rede que – obrigatoriamente já precisa ser levado até a câmera -, o mesmo cabo consegue alimentá-la com energia elétrica somente com o mesmo fio de par trançado.
As vantagens dos Switches
Agora falando mais sobre esses switches, eles são equipamentos de computação de rede, transmissão de dados para falar de maneira menos técnica, porém eles tem uma grande vantagem que seria a fonte extra dentro deles, para gerar essa energia a ser levada para as câmeras. Por esse motivo chamamos de switches PoE, que significa “Power over Ethernet”, ou seja, energia através da rede.
Utilizando-os, você consegue baratear o custo do projeto, pois não precisa passar mais cabos até a câmera, basta apenas o cabo de rede.
Outra vantagem desses switches são a distância de transmissão, switches convencionais de mercado trabalham com uma distância máxima de até 100 m, os switches PoE da Hikvision tem alcance máximo de até 250 m, usando câmeras de 2MP, isso é mais que o dobro da distância normal dos switches comuns de mercado.
Uma questão é a segurança elétrica. Por ser PoE, ele conta com uma proteção nas portas contra picos de tensão de até 4KV ou 6KV a depender do modelo. Isso significa que em caso de surto elétrico, o switch consegue segurar e estabilizar a tensão atráves da fonte interna do PoE para que as portas não sejam danificadas e nem a câmera ligada nas portas.
Um ponto a ser observado também é que os switches da Hikvision tem um buffer maior que os switches convencionais.
O que seria o buffer?
O buffer nada mais é que uma “sala de espera”, onde os dados da câmera chegam aos switches para serem entregues a um IP. Ou seja, se o buffer é maior, consigo coletar mais dados das câmeras e ter uma transmissão em tempo real – sem travamentos ou engasgos, o que muitas vezes os switches comuns têm. Isso se deve ao buffer ser menor e de não ser voltado para os sistemas de CFTV para transmissão em tempo real.
Os modelos existentes de switches PoE da Hikvision hoje podem ser divididos em genciáveis e não gerenciáveis:
Modelos não gerenciáveis:
DS-3E0105P-E/M
DS-3E0109P-E/M
DS-3E0318P-E/M
DS-3E0326P-E/M
Modelos Gerenciáveis:
DS-3E1310P-SI
DS-3E1318P-SI
DS-3E1326P-SI
A grande diferença entre esses modelos é a questão do gerenciamento via browser, configurações como taxa de transmissão, Multicast, VLAN, QoS. E tudo mais ligado a camada L2 ou L3, a depender do modelo, consegue ser gerida através do browser ou via Hikcentral.
Como podemos ver, a Hikvision não trabalha apenas com as câmeras, e sim com a solução completa de CFTV, integrando os hardwares/equipamentos/dispositivos da ponta a outra – seja ela Edge ou Back end.
Fora claro a grande vantagem de não passar mais do que 1 cabo para a câmera, economizando com passagem de cabos extras de energia e montagem de tomadas nas paredes.
Conheça essa e outras soluções!